Setor
17/04/2019
Escrito por ABIA
Conselho Consultivo se reúne na nova sede da ABIA

Formado pelos líderes das indústrias de alimentos e bebidas associadas, encontro colocou em debate os principais desafios

O dia 16 de abril foi marcado pela primeira reunião do Conselho Consultivo da ABIA, formado por CEOs, presidentes e vice-presidentes das indústrias associadas. O Conselho, de alto nível, tem a missão de orientar e direcionar as melhores estratégias para a associação. Desafios e oportunidades do setor foram os grandes temas da reunião inaugural, que contou também com a apresentação do Relatório Anual da ABIA.

 “Este 16 de abril marca um ano da nova administração da ABIA, com nova governança e gestão. Ampliamos a participação das empresas associadas e, com a reunião do Conselho Consultivo, coroamos este dia tão importante para a Associação”, destacou Flavio de Souza, presidente do Conselho Diretor.

Para o presidente executivo João Dornellas, o Conselho tem um papel importante de trazer as tendências globais e traçar os rumos da indústria brasileira, alinhados com os desejos do consumidor. “É para ele que desenvolvemos alimentos seguros e cada vez mais saudáveis, contribuindo para o bem-estar de toda a sociedade. O consumidor é a razão de existir da indústria”, enfatizou.

Durante o encontro, Martus Tavares, da Bunge, foi eleito presidente do Conselho Consultivo. Tavares é economista, foi ministro do Planejamento do governo Fernando Henrique Cardoso (1999-2002), possui sólida experiência em gestão, com passagens pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e BRVias. “É uma honra e responsabilidade muito grande. Vamos contribuir de uma forma diferente, auxiliar com estratégias no longo prazo para fortalecer a indústria de alimentos, sempre de olho nas tendências globais”, afirmou. O Conselho Consultivo deverá se reunir mais duas vezes durante o ano.

Apresentação ao Governo do Estado de São Paulo

Após a reunião inaugural do Conselho Consultivo, os líderes da ABIA receberam representantes do Governo do Estado de São Paulo, que puderam, na ocasião, conhecer a nova sede da ABIA. Participaram do encontro o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira; o presidente da Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competividade), Wilson Mello; a diretora do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Eloísa Garcia; e o diretor de Assuntos Institucionais/Internacionais, Luis Madi.

Para Junqueira, a nova sede da ABIA traduz a modernidade que a indústria leva para economia brasileira e paulista. “Esse escritório tem tudo a ver com o que a indústria tem mostrado. O setor do agro está caminhando para essa sofisticação que a indústria de alimentos já tem no seu DNA”, disse o secretário.

Wilson Mello ressaltou os investimentos da indústria e a geração de empregos no estado de São Paulo. “Em mais de 55 anos de existência, a ABIA é a grande parceira de São Paulo, contribuindo para a expansão da economia paulista, agregando valor e contribuindo para a evolução da cadeia produtiva de alimentos”, completou Mello.

 





COMPARTILHE
 
VOLTAR