01/04/2020
Escrito por PepsiCo Brasil

Vamos superar o coronavírus juntos

Este é um momento bastante delicado, de adaptação e resiliência para todos. Mas também de muitos aprendizados, de sinergia e cooperação. Para nós, da PepsiCo, a prioridade é garantir o bem-estar, a segurança e a saúde dos nossos talentos, parceiros, clientes e comunidades. Por isso, estamos tomando uma série de medidas para protegê-los.

Somos muito gratos aos nossos funcionários, que são um exemplo de energia e engajamento ao assegurar o abastecimento de alimentos e bebidas para todos os brasileiros, com muito cuidado e da forma correta.

Acreditamos que, para superar esse momento, precisamos todos usar a nossa capacidade de fazer a diferença. É o que a PepsiCo está fazendo e é como acreditamos que cada um de nós pode colaborar. Vamos seguir as orientações dos profissionais de saúde, manter o distanciamento social, sem abrir mão da empatia, da solidariedade e da proximidade afetiva, cuidando uns dos outros.

Juntos vamos superar esse desafio!

Conheça algumas medidas que a PepsiCo vem adotando neste sentido:

• Adiantamento salarial e de benefícios: para apoio na gestão das despesas de todos os funcionários neste momento, a PepsiCo adiantou os salários e os benefícios de vale-refeição e vale-alimentação referentes ao mês de abril.

• Adicionalmente aos colaboradores de Vendas e Operações, há:

- Distribuição de kits com álcool em gel e máscaras, com indicativo de necessidade de uso.

- Medição diária de temperatura corporal no início de suas atividades.

- Oferecimento de alternativas de transporte para mobilidade com segurança e disponibilização de mais fretados.

- Auxílio financeiro adicional para compra de água.

• Política de Licença ou Afastamento: a companhia implementou política de licença e afastamento remunerado a todos os colaboradores, que não possam exercer suas funções remotamente, e que estejam em grupos de risco, com sintomas ou que venham a ser diagnosticados com COVID-19.

• Abertura de 500 novas vagas: para dar suporte aos times de operações, vendas e finanças. O objetivo é ampliar as equipes para continuar cumprindo com a nossa missão.

• Para os funcionários elegíveis a remuneração variável: será considerado para pagamento a média dos últimos 12 meses.

• Comunicação: divulgação constante sobre as medidas de proteção e prevenção a todos os funcionários.

• Atendimento Médico e Esclarecimento de dúvidas sobre o COVID-19 por médico especializado.

• Assistência para todos os colaboradores: disponibilização de atendimento gratuito, todos os dias da semana, para a elucidação de dúvidas médicas, além de?assistência?a questões financeiras e psicológicas aos funcionários e seus familiares.

• Orientações de Distanciamento Social: a empresa, globalmente, adotou a ampliação da política de home office para as áreas administrativas e o cancelamento ou adiamento de reuniões presenciais e de viagens neste momento, com a substituição por ligações e teleconferências. Tomamos medidas para que as pessoas nas nossas operações mantenham a distância mínima de 2 metros umas das outras e sempre reforçamos a importância dessa medida a todos, em todos os lugares.

• Intensificação de medidas de higienização: intensificamos a higienização e adotamos medidas protetivas em todas as nossas unidades de negócio.

A PepsiCo também está se movimentando para gerar impacto positivo nas comunidades em que opera:

• Auxílio social para populações em vulnerabilidade no Brasil: com aporte financeiro da Fundação PepsiCo, braço filantrópico global da companhia, serão doadas mais de 115 mil refeições ao Global Foodbanking Network (GFN). No Brasil, a distribuição dessas refeições, àqueles em maior necessidade, será realizada pelo Mesa Brasil, do SESC, parceiro local do GFN. A doação vai fortalecer os recursos de instituições locais para atender à população afetada e entregar a necessária e urgente nutrição diante dos desafios impostos pela pandemia, como dificuldades logísticas e outras originadas pelas medidas de distanciamento social.

• Doação de produtos a comunidades vulneráveis em que atuamos: a PepsiCo doará o equivalente a 103 toneladas (ou 575 mil unidades) de produtos próprios, como aveia, achocolatado em pó, biscoitos, água de coco, entre outros, às famílias em vulnerabilidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, locais onde a empresa mantém operações industriais. Este é o primeiro lote de doações de produtos da companhia para o enfrentamento da pandemia, que deve ter sequência nas próximas semanas, até que a situação se normalize.

• Suporte financeiro a cooperativas de reciclagem: com uma longa trajetória de apoio às cooperativas, a empresa conferirá auxílio extra às cooperativas de catadores que já são apoiadas pela PepsiCo e que tiveram que paralisar suas funções neste momento. A companhia vai antecipar investimentos realizados em programas de reciclagem dos quais faz parte, para subsidiar parte da renda dos cooperados.

• Na América Latina: doaremos, com aporte da Fundação PepsiCo, um total de mais de 11 milhões de refeições e beneficiaremos mais de 70 mil crianças de comunidades afetadas pelo COVID-19 na América Latina.