Home - Notícias - Releases
Releases
20/01/2020
Escrito por Coalizão Embalagens
Coalizão Embalagens reúne empresas em prol da Logística Reversa

Grupo atua na implementação e melhoria contínua da Logística Reversa de embalagens no Brasil, por meio de ações de conscientização, capacitação e cooperação

A Coalizão Embalagens é formada por 14 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral (Acordo Setorial) e hoje representa mais de 850 empresas do país, que se uniram antes do acordo setorial de 2015. O acordo busca alternativas para ampliar a reciclagem no país e cumprir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS instituída pela Lei 12.305/10). Faz parte dessas alternativas o apoio da Coalizão a iniciativas que ampliam as possibilidades de realização plena da Logística Reversa, como coleta e restituição das embalagens pós-consumo ao setor empresarial para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A organização da Coalizão Embalagens baseia sua atuação no tripé: Educação e Conscientização; Estrutura e Capacitação; e Cooperação. Na primeira fase de atuação, de 2012 a 2017, a Coalizão Embalagens apoiou 802 organizações de catadores, realizou 4487 ações voltadas para capacitação, gestão, estruturação e adequação; implementou 2082 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e reduziu o volume de embalagens dispostas em aterro em 21,3%.

“Para alcançar os objetivos propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Coalizão Embalagens une esforços para promover a conscientização a respeito da responsabilidade compartilhada entre empresas, população e prefeituras; apoiar a capacitação de cooperativas e catadores de resíduos recicláveis; e unir experiências para implementar a logística reversa de modo eficaz num ciclo virtuoso da cadeia produtiva”, destaca César Faccio, secretário executivo da Coalizão Embalagens. 

Nessa etapa de atuação, uma das iniciativas da Coalizão Embalagens é a nova carga de conteúdos do movimento ‘Separe. Não Pare.’ que é publicado nas redes sociais do Facebook e Instagram, além do portal www.separenaopare.com.br. O conteúdo digital visa informar, inspirar e mobilizar as pessoas a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos com informações disponíveis sobre: o passo a passo da separação e o descarte corretos de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, dicas e curiosidades, entre outros.

Na primeira fase do Acordo Setorial de Embalagens, realizada de 2012 a 2017, a Coalizão Embalagens realizou ações relacionadas a Cooperativas e associações de catadores, Pontos de Entrega Voluntária (PEV), além da primeira etapa do movimento ‘Separe. Não Pare.’. A Coalizão segue com atuação nos 26 estados e Distrito Federal. Fazem parte da Coalizão Embalagens as seguintes associações:  Usuárias de embalagens: ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABINPET – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, ABIOVE – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas, ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, ASLORE – Associação de Logística Reversa de Embalagens, SINDICERV – Sindicato Nacional da Cerveja, Fabricantes de matérias-primas e/ou embalagens: ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET, ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, PLASTIVIDA – Instituto Socioambiental dos Plásticos, Distribuidora de produtos industrializados: ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados.





COMPARTILHE
 
VOLTAR