por Abia

Indústria de alimentos e bebidas se prepara para retorno presencial aos escritórios

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) assinou no dia 10 de julho, termo de adesão ao protocolo sanitário da prefeitura de São Paulo (Portaria 605/2020) para o retorno do trabalho presencial nos escritórios.

As medidas de segurança e prevenção para combate à pandemia previstas no protocolo sanitário municipal estão divididas em cinco grupos:

  • Distanciamento social;
  • Higiene e Sanitização;
  • Comunicação;
  • Colaboração com o esforço de testagem;
  • Horários alternativos para atendimento ao público e volta seletiva ao trabalho.

“A indústria de alimentos e bebidas foi um dos primeiros setores da economia a incrementar medidas preventivas para a segurança dos colaboradores, profissionais e fornecedores e nunca interrompeu suas atividades para continuar abastecendo a população. Agora, as empresas planejam o retorno presencial de seus colaboradores aos escritórios e o protocolo sanitário da Prefeitura serve como um guia adicional ao planejamento de cada empresa e desta forma seguimos produzindo alimentos com segurança e qualidade”, comenta João Dornellas, presidente executivo da ABIA.

Com a adesão voluntária ao protocolo sanitário municipal, as empresas poderão agora organizar o retorno dos colaboradores que trabalham na esfera administrativa com maior segurança. Além disso, a ABIA já havia distribuído às empresas associadas um Guia de Boas Práticas que, além de reforçar as medidas já adotadas pelas indústrias, detalha e esclarece os procedimentos de prevenção nas fábricas.

Como a atividade da indústria de alimentos e bebidas é essencial, a produção nas fábricas manteve seu funcionamento normalmente durante o período mais restrito da quarentena implementada em todo o País. Para tanto, as empresas do setor intensificaram as medidas de segurança, higiene e controle existentes e implementaram medidas adicionais desde o início da pandemia. Um dessas medidas foi a mudança de formato de trabalho dos escritórios exclusivamente administrativos, transferindo a rotina dos colaboradores para o regime de home office.

“Cada empresa associada da ABIA tem total liberdade para planejar o retorno ao trabalho presencial nos escritórios, inclusive manter o formato de home office se assim achar necessário. Com o Guia de Boas Práticas da ABIA e a adesão ao protocolo sanitário da Prefeitura de São Paulo, temos um rol completo de orientações para mantermos todos os profissionais seguros, seja na operação ou nas áreas administrativas”, completa Dornellas.

SOBRE A ABIA

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), no cumprimento de sua missão -  promover o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de alimentos, por meio do diálogo, ciência e inovação, com respeito ao consumidor e em harmonia com a sociedade - reforça a importância de que suas associadas sigam as recomendações do Ministério da Saúde para a contenção da pandemia de Covid-19, disponíveis em https://coronavirus.saude.gov.br/.

Site: www.abia.org.br

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