por Abia

Indústria de Alimentos 2030

Disseminar as inovações e os investimentos em sustentabilidade das indústrias de alimentos e bebidas. Esse é o objetivo da plataforma “A Indústria de Alimentos 2030 - Ações Transformadoras em Valor Nutricional dos Produtos, Sustentabilidade da Produção e Comunicação com a Sociedade”, lançada pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e da Anufood Brazil, feira organizada pela Koelnmesse Brasil.

Esse hub de conteúdo reúne iniciativas de 17 indústrias do setor. “Os dados relacionados, mesmo sendo uma síntese de todas as ações realizadas pelas empresas, demonstram um forte engajamento da indústria de alimentos e bebidas nas transformações do sistema alimentar almejadas pela sociedade como um todo”, afirma Luís Madi, Diretor de Assuntos Institucionais do ITAL e coordenador do projeto.

Ele explica que o documento evidencia investimentos significativos em áreas consideradas estratégicas: as inovações no perfil de nutrientes dos produtos - com reduções de gorduras, sódio e açúcar -, redução de perdas e desperdícios, da pegada de carbono, maior eficiência no uso de água, sustentabilidade dos ingredientes, entre outros.

Novos desafios para a indústria e o mercado

O projeto integra a Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL, que foi concebida para monitorar, identificar e analisar criticamente os fatores determinantes da evolução tecnológica e de mercado dos setores de alimentos, bebidas e embalagens.

“O conhecimento advindo dessas atividades é fundamental para a orientação de investimentos em inovação, infraestrutura, capacitação e comunicação com a sociedade, bem como para a elaboração de políticas públicas. Observamos a tecnologia e, mais ainda, os hábitos e os anseios do consumidor evoluindo numa sociedade jamais vista”, afirma Eloisa Garcia, Diretora Geral do Instituto.

Conjunto de ações

 “Alimentos Industrializados 2030” (http://industriadealimentos2030.com.br/) apresenta, com informações técnicas e científicas, a importância dos alimentos industrializados para a sociedade, seu valor nutricional, saudabilidade, segurança para o consumo e sustentabilidade da produção.

“A indústria brasileira de alimentos produz com qualidade, segurança e sustentabilidade. Além de garantir o abastecimento do mercado interno, ainda exporta para 190 países do mundo. O Brasil é o segundo maior exportador mundial de alimentos industrializados. E isso não se faz sem ciência, inovação, tecnologia. Sem investimento nas melhores práticas, alinhadas com os conceitos mais amplos de sustentabilidade”, afirma o presidente executivo da ABIA, João Dornellas.

O projeto prevê ainda ações de comunicação e informação (publicações, portais, eventos), com a participação de entidades científicas nacionais e internacionais, para apresentar fatos e evidências científicas e estatísticas sobre a qualidade e a segurança dos alimentos industrializados, assim como seus ingredientes, sistemas de produção e embalagens.

Além disso, uma série de publicações contará a história e desvendará os “segredos” de alguns dos alimentos mais populares (pães, iogurtes, sucos, biscoitos, sorvetes, pizzas, hamburgueres, massas alimentícias e bolos), sua composição detalhada e valor nutricional.

 

Compartilhar