por Abia

Webinar discute a inovação no setor de alimentos

ABIA e Food Tech Hub organizaram evento sobre a transformação tecnológica e seus impactos na indústria de alimentos

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e a Food Tech Hub Br em conjunto com a nlmtd, empresa holandesa que atua na área de consultoria e estratégias de negócios, promoveu no dia 16 de junho o webinar internacional “Como acelerar a inovação na cadeia de alimentos de maneira efetiva”.

João Dornellas, presidente executivo da ABIA, Paulo Silveira, CEO da Food Tech Hub Br, e David Kat, da nlmtd, discutiram em evento on-line sobre os principais desafios e oportunidades para o setor de alimentos e como a inovação é o fio condutor de toda essa transformação tecnológica que está acontecendo no sistema alimentar do mundo.

“O tema do evento, por si só, já seria de enorme importância para o setor de alimentos. No contexto atual, ele ganha relevância ainda maior”, disse João Dornellas.

Para o executivo da ABIA, a inovação está presente no dia a dia da indústria de alimentos. “A inovação faz parte da missão da entidade, sempre pautando a nossa atuação em ciência, com respeito ao consumidor e em harmonia com a sociedade”, afirmou.

Após Dornellas, foi a vez de David Kat comentar a atuação da indústria de alimentos e os desafios de toda cadeia produtiva. Para Kat, o setor precisa acompanhar o comportamento do consumidor, que está mudando rapidamente e exigindo cada vez mais um compromisso responsável de produtores e empresas com o meio ambiente e o bem-estar animal.

“Com o aumento da demanda mundial por comida, produtores, indústria e consumidor devem pensar em como reduzir o desperdício de alimento”, disse Kat.

Tecnologia

David Kat destacou o uso de novas tecnologias na produção agropecuária. Para ele, a chamada internet das coisas (IoT), big data e sistemas inteligentes de distribuição já estão transformando a cadeia produtiva de alimentos.

“Com a inovação e aplicação da IoT, você usa menos terra para produzir mais, faz uso inteligente da água, cria culturas de plantio mais saudáveis e resistentes. Teremos alimentos com muito mais proteínas com a tecnologia do plant based. Esse é o futuro”, ressaltou Kat.

O especialista também abordou como os produtores rurais podem criar um market place para terem uma rede colaborativa no uso de recursos e de dados, fornecendo ao consumidor uma gama de produtos por meio de uma única plataforma.

Já Paulo Silveira, CEO da Food Tech Hub Br, destacou o desenvolvimento das Food Techs latino-americanas e a sua importância na transformação da cadeia de alimentos.

Compartilhar