
Recertificada como B Corp, Danone Brasil revela avanços acima da meta para redução de metano com programa de agricultura regenerativa
Fonte.: FSB Comunicação
Data.: 07 de agosto de 2025
Foto.: Divulgação Danone Brasil
A Danone Brasil divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, destacando os avanços da companhia com seu programa de agricultura regenerativa, que gerou uma redução de 47% as emissões de CO₂ em sua cadeia de leite fresco desde 2020 e uma redução 42% nas emissões de metano (2020-2024), ou seja, ultrapassando localmente sua meta global de reduzir em 30% as emissões de metano para o leite fresco até 2030.
Esses resultados foram conquistados por meio da Jornada Flora, programa fundamental para a Danone Brasil atingir sua meta de neutralidade de carbono até 2050 e de transformação da produção de leite para práticas mais sustentáveis. A iniciativa, criada há cinco anos, já beneficiou 151 produtores, aumentou a produtividade por vaca em 17,6% e integra a Jornada de Impacto Danone - a estratégia global da companhia focada em impactar positivamente a saúde, a natureza, as pessoas e as comunidades com metas claras e ações práticas de curto, médio e longo prazo.
Em 2024, o grupo Danone alcançou a redução de 13,9% nas emissões de metano (CH4) em comparação com 2023, seguindo o seu plano global para redução de metano, o Dairy Methane action plan. A companhia também foi a primeira do setor de alimentos e bebidas a assumir o Compromisso Global do Metano (Global Methane Pledge) em 2023, lançado na COP26.
Os avanços em agricultura regenerativa, economia circular, saudabilidade dos alimentos, inclusão, diversidade, inovação, entre outros, também são reflexos da Jornada de Impacto Danone.
Recertificação como Empresa B
O documento da Danone Brasil também celebra a renovação da certificação B Corp, que reconhece empresas que aliam desempenho econômico com responsabilidade social e ambiental. A Danone foi a primeira grande indústria de alimentos e bebidas a conquistar o selo no Brasil para 100% do seu portfólio, em 2021, e em 2024 superou a pontuação da avaliação anterior (101 pontos conquistados x 84,7 anteriores), sendo reconhecida por sua atuação nas áreas de nutrição médica, sustentabilidade, inclusão e governança. Essa última, com a certificação Pró-Ética 2022-2023, emitida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reconhece o compromisso com a integridade e a ética nos negócios.
Um dos pilares de atuação que mais contou para que a Danone obtivesse uma nota ainda mais alta na recertificação B Corp foi o trabalho contínuo com alimentos voltados para a nutrição médica. A companhia possui um portfólio de mais de 220 produtos e as linhas contemplam soluções para nutrição infantil, alergia, soluções nutricionais para adultos e para o envelhecimento saudável. Além disso, vem se dedicando para oferecer alimentos com valor nutricional superior com foco na população idosa e em pacientes com câncer. A certificação B Corp é concedida pelo B Lab, uma rede global sem fins lucrativos que avalia o compromisso das empresas com altos padrões de desempenho social e ambiental, responsabilidade e transparência. É uma das mais exigentes auditorias para responsabilidade corporativa e atesta o compromisso da empresa com uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa. No Brasil, a Danone segue como uma das líderes do movimento "Big Bs", formado por empresas B que promovem ações conjuntas em prol da sustentabilidade.
“Nossa recertificação B Corp mostra que estamos evoluindo com consistência. Ser B é mais do que um selo, é um jeito de ser, agir e tomar decisões. Seguimos firmes em nossa missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, com impacto positivo para a sociedade e o planeta”, afirma Mario Rezende, vice-presidente de Sustentabilidade e Operações a Danone Brasil.
Alcançando o equilíbrio de gênero e eliminando disparidades
A Danone Brasil também atingiu no Brasil sua meta de equidade de gênero em cargos de liderança, tendo atualmente 51,5% dos cargos gerenciais da companhia ocupados por mulheres e um equilíbrio salarial entre os gêneros alcançado 5 anos antes do prazo.
Oferecendo alimentos e bebidas mais saudáveis
A companhia vem atuando no Brasil para promover a saúde por meio da alimentação de forma sustentável. Em 2024, deu um passo importante ao iniciar a implementação da meta de reduzir 10g de açúcares totais por 100g em seu portfólio infantil — já tendo avançado em 69 % até julho de 2025. Um exemplo emblemático é a marca Danoninho, que já reduziu em mais de 45% o teor de açúcares totais nos últimos 25 anos, tornando-se o produto com o menor teor de açúcar da categoria. Além disso, 100% dos iogurtes, sobremesas, bebidas UHT e produtos de nutrição especializada da Danone Brasil não possuem o selo de “alto em” na rotulagem frontal nutricional, reforçando o compromisso da companhia com escolhas mais saudáveis.
Conduzindo a transição para sistemas circulares
A Danone também segue no Brasil a meta global para ter 100% das suas embaláveis recicláveis até 2030. Hoje, 83% do portfólio da companhia já é reciclável. No último ano, os garrafões de iogurte tamanho família foram aprimorados, sendo agora 100% fabricados com PET transparente e menor quantidade de plástico para facilitar a reciclagem. Além disso, 100% das garrafas de iogurte Danone foram recuperadas e 82 toneladas de poliestireno (PS) foram recicladas em parceria com cooperativas de catadores de material reciclável.
Reconhecimentos globais
A empresa conquistou ainda reconhecimentos globais, como 1º lugar no Access to Nutrition Index (ATNI) 2024, que avalia a atuação de empresas em segurança alimentar e nutrição e obteve a pontuação Triple A da organização Carbon Disclosure Project (CDP) pelo sexto ano consecutivo, evidenciando sua transparência e atuação ambiental em Clima, Florestas e Água.
Para ler o relatório de Sustentabilidade 2024, acesse: Link
Sobre Danone
A Danone é uma empresa centenária global e líder no setor de alimentos e bebidas, atuando em categorias com foco em saúde, crescimento acelerado e alinhadas às tendências de consumo. No Brasil há 55 anos, atua nas categorias de Produtos Lácteos Essenciais & à Base de Plantas, e Nutrição Especializada. Com uma missão de longa data de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone busca inspirar práticas alimentares e de consumo mais saudáveis e sustentáveis, comprometendo-se com impacto positivo em termos nutricionais, sociais, societais e ambientais.
A empresa definiu sua estratégia Renew para restaurar o crescimento, a competitividade e a geração de valor a longo prazo. Com mais de 90 mil colaboradores e presença em mais de 120 mercados, a Danone registrou vendas de €27,4 bilhões em 2024.
Seu portfólio inclui marcas internacionais líderes (como Actimel, Activia, Danone, Danette, Danoninho, entre outras), além de marcas locais e regionais fortes (como YoPRO, Fortini*, Souvenaid**, NutriDay , Milnutri e Aptanutri***).
A Danone está listada na Euronext Paris e também presente na plataforma OTCQX por meio de um programa de ADR (American Depositary Receipt). A empresa integra importantes índices de sustentabilidade, incluindo os gerenciados pela Moody’s e Sustainalytics, bem como os índices MSCI ESG, FTSE4Good, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index.
A ambição da Danone é obter a certificação global B Corp™ até 2025. No Brasil, a Danone já é certificada como B Corp™ desde 2021, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis, responsabilidade social e transparência.
*A linha Fortini foi desenvolvida para crianças com necessidades especificas e deve ser consumida conforme recomendação do profissional de saúde.
**Souvenaid foi desenvolvido para pacientes com necessidades específicas e deve ser consumido conforme recomendação do profissional da saúde.
***O Ministério da Saúde Informa: O Aleitamento Materno evita infecções e alergias e é recomendado até os 2 (dois) anos de idade ou mais.
Informações para a imprensa:
FSB Comunicação - [email protected]