por Abia

Principais ações no Brasil

A Pepsico está se movimentando para gerar impacto positivo na comunidade

Desde o ano passado a PepsiCo, incluiu em sua estratégia Global de Cidadania Coporativa, diversas ações para auxiliar pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, e também, para zelar pela segurança e prevenção de contágio das pessoas em toda a sua cadeia de valor.

No Brasil, as principais ações foram:

- Doamos mais de um milhão e meio de unidades de produtos, entre eles produtos como TODDYNHO®, QUAKER®, KERO COCO®, GATORADE® e TODDY®, que representam mais de 320 toneladas. As doações foram direcionadas para governos, organizações não governamentais, fundações e instituições em 12 estados, para compor cestas básicas que foram entregues às comunidades em maior vulnerabilidade.  
- 19 toneladas ou 94 mil unidades de TODDYNHO® doados para o Mesa Brasil de Feira de Santana, na Bahia;
- 11 toneladas doadas para Minas Gerais, o equivalente a mais de 122 mil unidades de produtos variados, sendo 8 toneladas para Belo Horizonte e 3 toneladas para o governo de Sete Lagoas, por meio do Mesa Brasil;
- 4 toneladas ou 19.444 unidades de KERO COCO®, doados para a Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco;
- Mais de 2 toneladas, ou o equivalente a mais de 16 mil unidades de produtos foram doados à Associação Cultural Sul Fluminense e para a ADRAS, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro;
- Mais de 78 toneladas de produtos variados foram doados à população de São Paulo. Sendo distribuídos para organizações sociais e governamentais na capital, Sorocaba, Itu, Praia Grande, entre outras regiões;
- 16 toneladas doadas para Sergipe, destinadas à Secretaria de Assistência Social da cidade de Itaporanga D’Ajuda, onde a empresa mantém operação fabril;
- 14 toneladas doadas para o Rio Grande do Sul, destinados à Prefeitura da cidade de Santa Maria e à prefeitura de Estrela, ambas as cidades usaram nossos produtos para compor cestas básicas que foram entregues à comunidades em vulnerabilidade social, e também ao Mesa Brasil de Porto Alegre, que entregou os produtos para organizações sociais;
- 0,5 tonelada - para Curitiba, Paraná, direcionados para o Fundo de Ação Social que está atendendo a população em situação de vulnerabilidade do município, os salgadinhos serão doados para famílias cadastradas no CRAS e em unidades de acolhimento da prefeitura, como abrigos para idosos, crianças e moradores de rua;
- Cerca de 150 toneladas ou mais de 480 mil unidades de produtos PepsiCo destinados ao estado de Goiás.

Projeto #UmaMãoLavaOutra

- Por meio da Fundação PepsiCo (braço filantrópico global da companhia) a companhia destinou R$ 500 mil para a ação;
- A ação impactará cerca de 72 mil pessoas diariamente em 13 estados brasileiros;
- O dinheiro foi destinado para a organização Habitat para a Humanidade Brasil, que instalou 240 estações com pia, água e sabão para a higienização das mãos em comunidades de alta vulnerabilidade;
- No total, 120 líderes comunitários foram treinados para auxiliar a população na correta higienização das mãos. As pias comunitárias foram instaladas em pontos estratégicos das comunidades, por meio da articulação com parceiros locais, associações de moradores e lideranças comunitárias;
- As instalações aconteceram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora/MG, Lavras/MG, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, João Pessoa e Recife, em parceria com organizações como Florescer Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras, Favelar, Atos Colaborativos, Arquitetura Faz Bem, Mobiliza RAU + E, entre outras.

Reciclagem

- Estamos destinando recursos para complementação de renda aos membros de cooperativas de coleta seletiva das organizações que fazem parte dos programas de Reciclagem da PepsiCo. Dessa forma, eles podem fazer isolamento social remunerado;
- Mais de 60 cooperativas estão sendo beneficiadas com 21 estados;
- O subsídio no valor de R$ 600,00 é destinado aos cooperados que fazem parte do programa Reciclar pelo Brasil, apoiado pela PepsiCo;
- Por meio do IRR (Iniciativa Regional para Reciclagem Inclusiva), subsidiamos ticket alimentação por três meses, no valor de R$200,00, para cooperados junto ao nosso projeto de Reciclagem em Minas Gerais;
- Total doado até agora: R$1.109.318,00, sendo R$560 mil do negócio de bebidas.

Cadeia de valor:

Para a PepsiCo, a prioridade é garantir o bem-estar, a segurança e a saúde dos seus talentos, parceiros, clientes e comunidades. Por isso, implementou uma série de medidas para protegê-los.

PARA OS FUNCIONÁRIOS

- Atendimento Einstein: a PepsiCo fez uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e oferece a todos os funcionários e seus dependentes o serviço Einstein Conecta, que coloca à disposição orientação médica sem sair de casa - pela internet, sem nenhum custo adicional.
- Assistência diária:  disponibilização de atendimento gratuito, todos os dias da semana, para tirar dúvidas sobre sintomas e benefícios oferecidos pela companhia, além de assistência a questões financeiras, jurídicas e apoio psicológico aos funcionários e seus familiares. 

PARA O TIME QUE ESTÁ NA LINHA DE FRENTE

- Distribuição de kits com álcool em gel e máscaras, que são de uso obrigatório para funcionários de todo o país.
- Triagem na entrada de todos os funcionários nas fábricas e centros de distribuição, com medição da temperatura corporal.
-  Medidas para assegurar o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro em todas as unidades e orientação para adoção do distanciamento em todos os locais de atuação.
- Oferecimento de alternativas de transporte e disponibilização de mais fretados.
- Auxílio financeiro adicional para compra de água a funcionários de vendas. 
-  Para nossos motoristas carreteiros: distribuição de kit com alimentos e bebidas para garantir a hidratação; para ajudar na higiene permanente, foram acoplados compartimentos com água para lavagem das mãos e outros itens, sempre que necessário.  
-  Intensificação de medidas de higienização: medidas frequentes de higienização, com processos profundos de sanitização e nebulização, sempre que aplicáveis, e adoção de medidas protetivas em todas as nossas unidades de operações.
-  Abertura de 500 novas vagas temporárias: com o objetivo de dar continuidade às nossas operações, garantindo o abastecimento de produtos à população, abrimos vagas para cobrir temporariamente as posições de funcionários afastados por serem de grupos de risco mais expostos à COVID-19 ou que não pudessem realizar suas atividades de forma remota.
 
PARA OS FUNCIONÁRIOS EM HOME OFFICE

-  Bem-estar durante o home-office:  Os funcionários têm à disposição treinamentos on-line sobre temas diversos relacionados ao bem-estar, como técnicas de meditação (mindfullness), alimentação saudável em tempos de COVID-19; saúde mental; educação financeira, entre outros. 
-  Atividades para as crianças que estão em casa durante a pandemia: pensando em tornar os dias mais leves, a PepsiCo Brasil se uniu em um movimento com times da América Latina para entregar atividades recreativas com transmissão ao vivo para as crianças das famílias de funcionários.
 
PARA OS FORNECEDORES E PARCEIROS


- Cuidar das pessoas é a nossa prioridade, e isso inclui nossos fornecedores e parceiros. Realizamos para eles, juntamente com a nossa equipe médica e de Recursos Humanos, sessões para o esclarecimento de informações sobre a COVID-19 e de medidas protetivas que estamos adotando em toda a nossa operação. As sessões envolveram mais de 140 colaboradores de 16 empresas parceiras que fornecem matéria-prima e que prestam serviços para a PepsiCo.
- Compartilhamos um guia prático com nossos protocolos operacionais e comportamentais para orientá-los sobre as medidas adotadas, e, assim, elevar o nível de segurança e saúde das pessoas e operações, garantindo a proteção e o controle com respostas rápidas para situações de suspeita ou confirmações de COVID-19.
- Dentre as medidas sugeridas, indicamos um protocolo de quarentena (para qualquer pessoa que apresente um ou mais sintomas ou que teve contato com outra pessoa, familiar ou similar que tenha apresentado sintomas) e transporte 100% seguro (garantia de que nenhum funcionário utilize meios de transporte sem segurança).
- Também estão sendo realizados: triagem de saúde (aferição de temperatura e restrição de acesso); suporte médico (garantia de atendimento e direcionamento especializado); reforço de hábitos de higiene e distanciamento social, máscaras e barreiras físicas; comunicação constante e transparente, entre outras iniciativas.

É fundamental e também nosso papel reforçar a importância dessas medidas dentro e fora da PepsiCo.

Mulheres

- Durante a pandemia, o nosso programa de empregabilidade feminina, Mulheres com Propósito, foi totalmente adaptado para o novo cenário de isolamento e será 100% online para apoiar a economia.
- Com o sucesso de inscrições já no início do ano, a PepsiCo, em parceria com a Fundes, abriu inscrições para a segunda turma de 2021 através do link: http://bit.ly/InscricoesMcPBrasil2
- A mentoria voluntária de nossas funcionárias para essas mulheres também foi mantida. 21 de nossas executivas revisaram os planos de ação para o enfrentamento desse período difícil da economia.- No país, mais de 1.000 mulheres já foram certificadas pelo programa.


Voluntariado

- Desenvolvemos, junto à plataforma Atados, formas de voluntariado remoto para nossos funcionários exercerem mais de 200 opções de atividades durante o isolamento social e ajudar a quem precisa, mesmo à distância. Também oferecemos o serviço de bom vizinho, ou seja, os voluntários se oferecem para fazer compras para a população em isolamento.

Ações Sociais das Marcas

As nossas marcas também estão apoiando diversas iniciativas - como entrega de cestas básicas, lives e doação de produtos para as organizações sociais do território que as marcas permeiam - como empoderamento feminino e entretenimento (remunerando profissionais que estão parados por conta do isolamento social).

-  FOFURA, TORCIDA e ELMA CHIPS® lançaram uma ação com foco no público de ambulantes, de nome “Promoção Siga em Frente”, que tem como objetivo ajudá-los a retomar suas atividades com segurança. Por meio da compra de produtos dessas marcas, os vendedores puderam ganhar jalecos, sacolão para armazenamento dos salgadinhos e máscaras de proteção.

E juntamente com os brindes, receberam ainda sachês com álcool em gel 70% para ofertar aos clientes. É uma iniciativa que teve como objetivo a geração de postos de trabalho e de renda de forma segura para quem vende e para quem consome.

- PEPSI® patrocinou o SO+MOS Música, com todo valor revertido para subsídio de salário de pessoas que trabalham com entretenimento.
- CHEETOS®, por meio de parceria com a cantora Anitta doou R$ 200 mil reais, além de 19 toneladas de alimentos para o projetos como o Mães da Favela, via CUFA.
- GATORADE® lançou iniciativa Vencer vem de Dentro, com uma plataforma online de treinos dentro de casa, onde profissionais de educação física que estão sem renda, serão remunerados para comandarem os treinos.
- GATORADE® G-Active também doou 2 toneladas, ou o correspondente a 4 mil unidades de produtos, para o Governo do Estado de São Paulo e para a FIOCRUZ no RJ.
- H2OH!®, embaixadora da baixa gastronomia desde 2017, desenvolveu um plano de apoio aos restaurantes de bairro em diversos estados do Brasil, auxiliando-os a realizarem mais vendas via delivery. Entre as ações, a marca apoiou diversos comércios ofertando frete grátis e distribuindo 5 mil garrafas de H2OH! ® sem custo aos clientes, e também criou uma corrente do bem em seu Instagram, divulgando pequenos restaurantes que estão funcionando com o serviço de delivery.
- Doação de 1.200 cestas básicas subsidiadas por eQlibri® para o Instituto Free Free.
- Doação de 940 unidades de eQlibri® Pipoca para o Mesa Brasil de São Paulo.
- Doação de 1.000 cestas básicas pela marca TORCIDA® para CUFA-SP.
- A PepsiCo também integrou o Movimento NÓS, uma coalizão criada por oito das principais companhias de alimentos e bebidas do país para apoiar o pequeno varejo. O Movimento NÓS é composto por PepsiCo, Ambev, Aurora Alimentos, BRF, Coca-Cola Brasil, Grupo Heineken, Mondelēz International e Nestlé, que juntas estão investindo mais de R$370 milhões.
- A coalizão beneficiou mais de 300 mil pequenos comércios em todo o Brasil, que empregam cerca de 1 milhão de pessoas e proporcionam impacto positivo em aproximadamente 3 milhões de vidas, incluindo as famílias destes empreendedores.

Letícia Feix - In Press
Consultora de Comunicação
(19) 9-9830-1937

 

Compartilhar