por Abia

Gastos com alimentação fora de casa aumentam em 2023

A recuperação do food service pós-pandemia pode ser comprovada pelo aumento dos gastos da população em bares, lanchonetes, restaurantes e outros tipos de estabelecimentos. Primeira palestrante do 16º Congresso de Food Service da ABIA, Joice Fernandes, Coordenadora do Comitê de Food Service da associação e Diretora de Food Service na Seara, apresentou um dado revelador: em 2023, as pessoas estão direcionando 28,8% de sua renda para alimentação fora de casa. 

O pico aconteceu em 2019, quando o food service representava 34,7% dos gastos. No primeiro ano da pandemia, esse volume despencou para 25,6% e vem se recuperando gradualmente desde então. “Apesar do cenário positivo, o nível de endividamento da população segue em alta, reduzindo as visitas a bares, lanchonetes e restaurantes. Quase 70% dos consumidores citam o corte de gastos como justificativa para o afastamento dos estabelecimentos”, disse a executiva ao apresentar o painel “Visão do mercado e perspectivas para 2024”. 

Ela completou: “Com todas as barreiras que possam surgir, o food service ainda tem uma enorme força. Mas é preciso que os operadores se dediquem a oferecer uma boa experiência para aumentar o consumo. Pesquisas apontam que 84% das pessoas acham que ir ao restaurante com a família e amigos é a melhor forma de aproveitar tempo de lazer. E 67% preferem gastar dinheiro em uma experiência no restaurante que fazer compras em loja”, afirma Joice.

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