por Abia

Galunion Consultoria analisa oportunidades da Black Friday no mercado de Food Service

Neste ano, uma das datas mais esperadas do Varejo, a Black Friday, será realizada na sexta-feira, dia 25 de novembro. Além desta ação, a chegada da Copa do Mundo no Catar também se torna uma oportunidade para que haja um impulsionamento das vendas neste período. De acordo com uma pesquisa feita pela Offerwise em parceria com o Google, 60% dos entrevistados pretendem realizar compras na Black Friday de 2022. A pesquisa ouviu 500 pessoas das classes A, B e C, durante o mês de outubro, que declararam conhecer as ações que englobam a data. Além dos varejistas, o mercado de Food Service também está se preparando para a ocasião. Mas, como atrair clientes em meio a tantas ofertas e promoções em diferentes segmentos?

A Galunion, consultoria especializada no setor de alimentação fora do lar, divulgou recentemente a sexta edição da pesquisa de alimentação na pandemia, evidenciando as constantes mudanças decorrentes deste cenário no mercado brasileiro de Food Service. O levantamento mostra quais hábitos e preferências dos consumidores que irão prevalecer nesse momento. O estudo foi realizado de 19 a 26 de setembro de 2022, contou com 1.045 entrevistas respondidas por pessoas a partir de 18 anos, das classes ABC, em todo o território nacional. Um dos dados mostra que 64% dos ouvidos afirmaram que o motivo por deixarem de consumir ou diminuírem a frequência de consumo foi devido ao aumento dos preços do cardápio, devido à inflação.

Por outro lado, a Black Friday pode trazer uma oportunidade para que bares, restaurantes e toda a cadeia que atua na área de alimentação possa reverter essa situação, já que o estudo traz dados evidenciando que 45% dos consumidores ouvidos apontaram que seria importante trazer opções de pratos mais baratos e gostosos e para 33% é essencial não sacrificar a qualidade dos produtos, caso pudessem fazer um pedido aos donos de bares, restaurantes, cafeterias e toda a cadeia de Food Service.

Para a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante, do ponto de vista estratégico, a Black Friday é um momento mais delicado para o mercado de Food Service. “Neste cenário, temos que estar preparados para lidar com dois efeitos. O primeiro é o consumidor com o bolso restrito que vai escolher onde gastar o seu dinheiro, portanto se ele tiver uma oferta de eletroeletrônico, por exemplo, vai reduzir gastos fora de casa para poder fazer essa compra que desejava. Então, sabemos que isso pode gerar uma consequência não tão positiva para o setor em questão. No entanto, se a Black Friday for muito forte em alguns centros comerciais, como nos shopping centers, isso tende a irrigar para as praças de alimentação, principalmente os locais de comida rápida onde as pessoas se alimentam e logo em seguida vão para as suas compras. Ou seja, temos dois efeitos diferentes concorrendo. No final, é a mesma situação. Se eu entendo como está o comportamento do meu consumidor exatamente naquela semana, isso me traz uma oportunidade de comunicar o que ele está precisando. Assim, se o cliente está com pressa, quer se alimentar rapidamente e deseja ir rápido para fazer mais um bom negócio, posso focar em uma promoção específica para esse momento”, explica a especialista.

Outro canal que pode ser explorado é o delivery, já que o levantamento da Galunion mostra que 80% dos consumidores investem nesse canal para efetuar pedidos. Neste caso, os estabelecimentos podem aliar comidas gostosas, novidades no cardápio e o baixo preço da Black Friday para atrair novos ou fidelizar clientes antigos. Também é uma alternativa para se destacar dos concorrentes, investindo em um bom atendimento, promoções verdadeiras e facilidade no pagamento, fatores que irão gerar ainda mais confiança para que o consumidor volte a fazer pedidos nos estabelecimentos. Um ponto de observação, para que as iniciativas sejam proveitosas e tragam bons resultados, é fazer um controle de estoque antes de lançar as promoções, além de se atentar para o tempo de atendimento ou entrega dos pratos.

Sobre a Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

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