por Abia

Estudo inédito sobre desperdício

Um estudo inédito mostrou que 70% das pessoas olham o prazo de validade na hora da compra, e que 74% dos entrevistados apontaram que armazenam o alimento adequadamente para aumentar a durabilidade - ou seja, buscam prolongar a vida dos alimentos como forma de reduzir o desperdício dentro de casa. No total, mais de 85% dos entrevistados afirmam que combater o desperdício de alimentos no país é importante. As informações fazem parte do estudo “O alimento que jogamos fora - causas, consequências e soluções para uma prática insustentável”, realizado pela MindMiners e pela Nestlé, que entrevistou mais de 2,5 mil pessoas em todo o território nacional, contemplando diferentes faixas etárias, gêneros, regiões e classes sociais.

Esses dados se complementam a outro achado: quase metade dos entrevistados faz compras ao menos uma vez por semana, o que aponta uma possível demanda interessada em obter produtos próximos à data de validade, visto que o planejamento das compras é, em grande parte, semanal - com a vantagem de se adquirir alimentos a um preço mais baixo. “Esse dado mostra que existe um planejamento cuidadoso de compras para evitar o desperdício de alimentos, seja por uma consciência financeira e controle do orçamento, como também uma preocupação social com o tema. Dado que grande parte das pessoas concordam que o combate à fome é um tema prioritário no Brasil”, diz Priscilla Caselatto, gerente de Consumer Insights da Nestlé Brasil.

Comportamentos como olhar os produtos da temporada e compras a granel mostram, ainda, o quanto as pessoas poderiam se preocupar com qualidade e quantidade, com foco em alternativas sustentáveis - no entanto, apenas 32% se atentam aos produtos da época/estação e metade tem o hábito de comprar a granel. A pesquisa mostrou ainda que 82% dos entrevistados jogam alimentos fora em algum momento do consumo, mas, dessas pessoas, apenas 13% fazem isso sempre ou frequentemente, ou seja, a maioria significativa demonstrou consciência em relação ao tema do desperdício. 

Do lado da Nestlé, há iniciativas que conversam com os achados da pesquisa, como o site de Receitas Nestlé, que oferece um e-book com boas práticas que podem ser feitas quanto ao consumo consciente. Desse modo, disponibiliza dicas para armazenar corretamente os alimentos, como porcionar corretamente para evitar desperdícios e diversas receitas utilizando os alimentos na integridade, como cascas e talos – um projeto realizado em parceria com a Gastronomia Periférica. O site também conta com uma ferramenta chamada: “O que tem em casa?” que recomenda a melhor receita utilizando até três ingredientes, uma boa opção para quando o consumidor não tem muitos alimentos na geladeira ou na despensa.

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

FSB COMUNICAÇÃO - [email protected]

Compartilhar