por Abia

“As pessoas mudaram a forma como compram, então você precisa mudar a forma de vender”

Mais digital, o consumidor busca experiência combinada com varejo físico: eles vão na loja e compram online. Ou pesquisam no Google, Instagram e TikTok e compram presencialmente. Esse movimento omnichannel começou há 10 anos e foi acelerado com a pandemia. Porém, “esse é o segundo melhor momento de começar”, segundo Neil Patel, co-founder da NP Digital Brasil, em palestra no primeiro dia do Latam Retail Show 2023, evento mais relevante de varejo e consumo B2B da América Latina, no Expo Center Norte, zona norte de São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner do evento e fará uma cobertura especial.

Como o consumidor mudou sua forma de comprar, o varejo também deve mudar sua forma de vender para atendê-lo. Patel destacou que 84% dos consumidores preferem a experiência integrada entre as lojas físicas e digitais, segundo dados da Pesquisa Tendências do Varejo 2023, da Opinion Box e Dito.

“As pessoas estão mudando a forma como compram. Então, você precisa mudar a forma de vender. O consumidor quer interagir nos 2 ambientes. Por isso, é importante construir conexões. E a integração dos ambientes vai trazer um sucesso maior para o seu negócio”, diz.

Como exemplo, Patel citou que os supermercados estão estimulando o uso de seus aplicativos, com descontos e promoções para conquistar o cliente.

Outra forma de chamar a atenção desse consumidor é oferecer coisas novas, melhores e mais baratas. “As pessoas vão continuar a testar coisas novas e hoje não são tão fiéis. Elas lembram das marcas baseadas na memória que guardam da experiência”, afirma.

Check list

Segundo Patel, o número de companhias que investem em omnichannel passou de 20%, em 2012, para 30%, em 2020. Confira o check list para investir no conceito:

– Mapeie a jornada do seu cliente;

– Crie um fluxo de clientes maravilhosos;

– Invista em uma página de localização para ser achado mais facilmente;

– Alavanque a tecnologia para uma automação ominichannel;

– Equipe as suas equipes no digital e no físico;

– Invista em social commerce;

– Use o omnichannel para melhorar a personalização;

– Use o orçamento de 60/40 entre digital e físico;

– Crie tempo com conteúdo interativo;

– Se adapte às necessidades das pessoas.

Futuro melhor

Patel destaca que o varejo brasileiro teve um grande crescimento em 2022, com destaque para o e-commerce, que teve o maior crescimento na América Latina.

E a boa notícia é que 71% dos brasileiros esperam gastar mais no segundo semestre deste ano. Comida (58%), educação (37%) e saúde (34%) são os segmentos mais citados pelos consumidores.

“Mesmo com o momento econômico [incerto], as pessoas continuam a comprar e estão dispostas a gastarem mais. O Brasil é o próximo power house do varejo. Não há desculpas paras as companhias brasileiras não se saírem bem”, garante.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagem: Mercado&Consumo

 

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