por Abia

ABIA participa do lançamento do programa "Brasil Fraterno - Comida no Prato"

Nesta quinta-feira (11), o ministro da Cidadania, João Roma, e o presidente Jair Bolsonaro apresentaram o programa “Brasil Fraterno – Alimentos não Prato” com o objetivo de facilitar a doação de alimentos para organizações não governamentais (ONGs) voltadas para a assistência social. o número de outras pessoas em condições vulneráveis no Brasil. Outro objetivo do dossiê é o desperdício de alimentos no país.

O programa oferecerá uma isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para organizações e empresas que desejam doar alimentos. No rito realizado nesta quinta-feira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, João Dornellas, disse que, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), na América Latina 28% de tudo o que é produzido é desperdiçado.

Segundo o Ministério da Cidadania, em 2020 foram doados cerca de 57 milhões de reais em alimentos, isentos do ICMS, e em 2021 esse preço já chega a 42 milhões de reais até outubro.

Levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) este ano sobre “A desconfiança alimentar no contexto da pandemia Covid-19 no Brasil”, mostra que nos 3 meses anteriores à coleta de conhecimento menos de uma parte das famílias brasileiras (44,8%) tinha segurança alimentar para seus cidadãos; do restante, 55,2% sofriam de insegurança alimentar; 9% viviam com fome, condição agravada nas famílias rurais (12%).

Veículo.: Nas Notícias

 

Compartilhar