por Abia

ABIA e Câmara de Comércio Árabe Brasileira promovem webinar sobre comércio exterior

Grazielle Parenti, presidente do Conselho Diretor da Associação, abordou a importância da sustentabilidade no Brasil para o mercado internacional

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira promoveram no dia 27/01 o webinar: Desafios da Segurança Alimentar e as Oportunidades de Mercado para a Indústria Brasileira nos Países Árabes.

O evento contou com a participação da presidente do Conselho Diretor da ABIA, Grazielle Parenti, que além de ressaltar a importância da parceria do Brasil com os países árabes, enfatizou a importância da sustentabilidade nos processos produtivos para o fortalecimento do comércio exterior.

“A sustentabilidade é um caminho que estamos trilhando juntamente com os países árabes. Estamos confiantes na forma que estamos atuando e avançando”, declarou a executiva. Além disso, Grazielle enfatizou a importância da segurança do alimento para o Brasil e para os países árabes, e como uma colaboração mútua pode contribuir para a evolução tecnológica do Food Security. “O Brasil é referência mundial em segurança do alimento e segurança alimentar e temos acelerado projetos para oferecer produtos cada vez mais seguros e confiáveis”, ressaltou.

Para Grazielle, outro ponto fundamental para o fortalecimento dos investimentos e a ampliação dos negócios com os países árabes é a presença física de um escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na região. “É de extrema importância termos presença física no Golfo Pérsico. Isso contribui consideravelmente para a eficácia dos processos de importação e exportação e para o suporte às empresas brasileiras que querem fazer negócios com os 22 países árabes”, explicou a presidente.

Além de Grazielle, participaram do webinar Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe Brasileira, Majid Al Qasimi, diretor de Saúde e Desenvolvimento Animal do Ministério de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos, Luana Ozemela, CEO da DIMA, empresa de desenvolvimento internacional estabelecida no Catar com serviços de assessoria e consultoria, e Rafael Solimeo, chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai.

Rubens Hannun abriu o webinar falando da importância da segurança do alimento nos países árabes e no mundo. “Com a pandemia, a segurança do alimento se mostrou ainda mais imprescindível e, nesse sentido, o Brasil é um parceiro estratégico para os países árabes”, disse.

Hannun contou ainda que, em 2020, houve um aumento de 16% do volume de produtos exportado para os países árabes, consolidando a parceria comercial entre o Brasil e a região do Golfo Pérsico. “Estamos trabalhando em um planejamento para verificar a possibilidade de implantação de linhas marítimas diretas e na digitalização de todo o processo para otimização de tempo e custo. Temos aí um grande campo para ser explorado e aprofundado, fortalecendo ainda mais essa parceria.”

Majid Al Qasimi falou sobre os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus no mercado internacional. Segundo o diretor, a questão da segurança dos alimentos e dos processos produtivos foi amplamente reforçada e, investimentos em tecnologias no campo e nas fábricas e em pesquisa e desenvolvimento serão ampliadas daqui para frente.

“O Brasil é um país importantíssimo para o fornecimento de alimentos com qualidade devido a sua produção local e parcerias com universidades e institutos de pesquisa. A participação da academia para a inovação dos processos produtivos é fundamental para a agricultura mundial e os sistemas alimentares”, disse Majid.

Já Luana Ozemela destacou as oportunidades de investimentos no Catar com a proximidade da Copa do Mundo em 2022 e o fim de todas as restrições internacionais em meados de 2021, com a vacinação da população mundial para a prevenção à Covid-19.

“O Catar, apesar de ser um dos países mais ricos do Golfo Pérsico, ainda necessita captar mais investimento estrangeiro para uma maior liquidez da sua economia. Com o fim dos bloqueios impostos pela pandemia, a economia local tende a se recuperar e o fluxo de mercadorias entre os países do Golfo voltará a normalidade”, explicou. Para Luana, o Brasil e o Catar ainda precisam ampliar as suas relações de negócios, assim como a América Latina e os países do Golfo. “As multinacionais brasileiras precisam enxergar as oportunidades existentes no Catar e no Golfo e ampliar os seus investimentos.”

Rafael Solimeo encerrou o webinar mostrando um panorama de oportunidades para as empresas brasileiras na região do Golfo Pérsico. De acordo com Solimeo, o Brasil é um dos principais fornecedores de alimentos para os países árabes, sendo que a Arábia Saudita, os Emirados Árabes e o Egito são os principais mercados para as empresas brasileiras de alimentos.

“O Brasil exportou US$ 7,83 bilhões em 2020 para os países árabes. Isso representa um crescimento de 2,8% em comparação com 2019, mesmo diante da pandemia. Isso mostra o grande potencial da região para empresas que querem investir”, destacou Solimeo.

Esse webinar faz parte das ações da ABIA em parceria com a Câmara Árabe, que juntas têm promovido a apresentação de oportunidades de negócios para as indústrias de alimentos e bebidas brasileiras na região dos países árabes.  A gravação do evento está disponível no canal da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=8Lm-1m_ApxM.

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