4 motivos pelos quais você deveria fazer pesquisas de clima com seus funcionários

Fonte.: Néctar Comunicação Corporativa
Foto.: de Mikhail Nilov/Pexels
Data.:  26 de junho de 2025

Cultivar uma cultura organizacional capaz de motivar os funcionários pode ser um desafio para as empresas. Especialmente naquelas compostas por áreas diversas, com profissionais de atuações tão plurais. No caso da Tetra Pak, as quase sete décadas no Brasil contam a história da empresa, escrita, sobretudo, por pessoas com diferentes competências, que trabalham para a companhia ser reconhecida no ramo da indústria pela excelência das embalagens, serviços e equipamentos que são oferecidos ao setor de alimentos e bebidas.

A diretora de RH da Tetra Pak Brasil, Roberta Silvestre, comenta que “ao longo dos anos, percebemos que fazer com que os funcionários se sintam pertencentes ao local de trabalho é essencial. E, para isso, é importante praticar a escuta ativa.  Uma forma que encontramos aqui para isso foi a aplicação de pesquisas de clima, que já fazem parte de nossa rotina há vários anos”. Abaixo, foram reunidos alguns motivos que comprovam: fazer pesquisa de clima pode ser o caminho para o aumento de engajamento dos funcionários da sua empresa.

  1. As pesquisas de clima são a voz dos funcionários

Ter um canal de comunicação em que todos podem endereçar suas insatisfações e seus desejos de melhoria cria um espaço de fala para os funcionários, que podem trazer insights importantes para a gestão da empresa. Mudanças no dia a dia, novas ações que façam sentido para os funcionários ou mesmo ampliação do que já existe e funciona. Essa é uma oportunidade de entender, a partir da visão dos funcionários, no que você pode focar.

E ter um canal de diálogo facilita correção de rota quando necessário ou simplesmente soluções que a gestão, muitas vezes, não tinha mapeadas. Em um ambiente como o da indústria, por exemplo, em que frequentemente quem está na fábrica tem uma realidade completamente diferente das áreas administrativas, isso é valioso.

  1. É nesse momento que a empresa recebe o feedback mais honesto dos funcionários

Ao garantirmos que os funcionários possam trazer suas impressões de forma anônima, eles se sentem seguros para falar, o que pode não ocorrer em outros formatos de resposta. Aqui, destaca-se a importância de fazer isso sem uma identificação, de modo a oferecer segurança no processo e dar liberdade para trazerem percepções da empresa, dos colegas e do próprio trabalho. Essa possibilidade pode trazer temas pouco abordados em outras formas de comunicação, mas que são de igual importância.

Ao proporcionar um ambiente acolhedor, quando se ouve dos próprios funcionários as suas reais necessidades, isso se traduz em proporcionar-lhes acolhimento e, consequentemente, satisfação no trabalho.  “Isso vai ao encontro de nossa atuação aqui na Tetra Pak para criar um ambiente em que cada pessoa é incentivada a protagonizar constantemente inovações nos nossos processos, com autonomia para transformar e gerar mudanças.” comenta Roberta.

  1. Para a empresa, há muitos ganhos

Com essas pesquisas, é possível coletar dados, traçar cenários e compreender pontos específicos sob perspectivas diferentes, como a de determinados grupos, setores e áreas de atuação, faixas etárias etc. E para a gestão, ter esses recortes para traçar uma realidade contextualizada, em que se entende o ponto de vista de funcionários dos mais diversos perfis, é extremamente relevante. É assimilando a fundo as necessidades deles que a empresa tem capacidade de transformar e prover um ambiente onde se sentem acolhidos e compreendidos. Sem contar que, entendendo certas demandas, é possível entregar benefícios que façam sentido no dia a dia e engajem genuinamente.

Pegando o nosso caso como exemplo, temos muitos pontos que fazem com que grande parte de nossos funcionários permaneçam conosco por muitos anos – e temos até gerações de uma mesma família aqui. Praticar a escuta ativa é um dos mecanismos que nos possibilita dar às pessoas oportunidade de aprender, conhecer, praticar ações com impacto ambiental e social, em linha com a promoção da sustentabilidade, que é a nossa estratégia. Somado a estes e tantos outros aspectos, ao proporcionarmos um ambiente acolhedor quando ouvimos dos próprios funcionários as suas reais necessidades, entendemos que isso se traduz em proporcionar-lhes satisfação no trabalho.   

  1. Com os resultados, é possível avaliar diversos temas importantes para a empresa

As respostas das pesquisas de clima podem trazer dados importantes sobre colaboração entre as equipes, engajamento, bem-estar, desenvolvimento de carreira, liderança etc. Para trazer um exemplo, a última pesquisa de Engajamento dos Colaboradores da Tetra Pak apontou para um alto nível de engajamento em aspectos como benefícios, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ambiente de trabalho, senso de pertencimento e imagem positiva em relação às práticas ambientais. “Isso nos mostra que estamos na direção certa e em linha com nossa missão de proteger o que é bom: os alimentos, as pessoas e o planeta”, finaliza Roberta Silvestre.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

 Informações para a imprensa

Néctar Comunicação Corporativa – [email protected]

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