por Abia

16º Congresso de Food service da ABIA aborda a importância da qualificação de mão de obra no setor

A abertura do 16º Congresso de Food Service da ABIA contou com a participação de Aline Cardoso, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na Prefeitura de São Paulo, que ressaltou, em sua fala, a importância de o setor privado se unir ao público para promover a qualificação de mão de obra na área de alimentação. "Temos atualmente cerca de 300 mil pessoas trabalhando no setor na cidade de São Paulo, contando formais e informais, mas esse número já foi bem maior. Um dos grandes desafios é a mão de obra qualificada", disse.

Para a gestora, mais do que produzir alimentos e bebidas, a indústria tem um papel relevante ao promover a transformação das pessoas. "Falamos sempre de ESG e dos temas ambientais, mas há que se atentar também para o capital humano". A secretária lembrou que a prefeitura já qualificou 40 mil pessoas por meio de programas voltados para alimentação, entre eles o Cozinha Escola, que explora as oportunidades da gastronomia como ferramentas de reinserção social e econômica.

Aline Cardoso comentou ainda a relevância de se combater o desperdício de alimentos na indústria e no food service. "Fica o convite para que a gente se una em torno desse tema e que ele seja prioridade". A secretária lembrou que a Prefeitura lançou, em maio de 2023, o Pacto Contra a Fome, um movimento que reúne entidades da sociedade civil e do poder público com o objetivo de organizar ações conjuntas e fomentar iniciativas multissetoriais que possam reduzir o desperdício de alimentos e ampliar a segurança alimentar.

Compartilhar