You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Carregando...

Crescimento

Em 2018 as vendas do canal foodservice (alimentação preparada fora do lar) apresentaram expansão de 4,8% em relação ao ano anterior. As vendas reais, descontadas a inflação da alimentação fora do lar pelo IPCA-IBGE, tiveram expansão de +1,5%, patamar superior ao verificado pelo PIB do país, que cresceu 1,1% no mesmo ano.

O varejo alimentar também apresentou evolução positiva em 2018. As vendas da indústria de alimentos ao comércio varejista alimentar cresceram 4,1% em termos nominais e 0,4% em termos reais, descontada a inflação geral do IPCA.

O encaminhamento da reforma da previdência e, sequencialmente, a tributária abrem uma perspectiva positiva para um novo ciclo de expansão sustentada da economia do país, com a inflação sob controle e a retomada dos investimentos, fundamentos necessários para a criação de empregos e de renda. Este cenário é positivo para o Canal Food Service, que poderá acelerar a sua trajetória de crescimento.

Nos últimos 10 anos, as vendas da indústria para o canal Food Service puderam crescer em média 11,5 % ao ano, ante 9,4% do varejo alimentar em termos nominais.

Canais de distribuição

O consumo total de alimentos processados e bebidas no Brasil em todos os canais de distribuição cresceu 4,3% em 2018, totalizando vendas de R$ 524,7 bilhões. As vendas das indústrias da alimentação para o canal foodservice (alimentação preparada fora do lar) totalizaram vendas de R$ 172,6 bilhões em 2018, ou seja, 32,9% das vendas no mercado interno.

As vendas para o varejo alimentar totalizaram em 2018 R$ 352,1,3 bilhões, ou seja, 67,1% das vendas no mercado interno.

Nos últimos 10 anos, as vendas da indústria para o Food Service cresceram em média 11,5% ao ano, ante 9,4% do varejo alimentar.



O Mercado de Food Service


Os principais fatores de expansão deste mercado são:

• Mudanças no estilo de vida da população, com demanda para alimentação mais conveniente, saudável e prática;

• Maior número de mulheres trabalhando fora do lar, ampliando consumo de produtos e serviços de alimentação oferecidos pelos operadores food services;

• Rápida expansão dos serviços de entrega “delivery”;

• Era da conectividade total, massificação do uso de novas tecnologias de informação alterando a forma de consumir, distribuir e produzir;

• Novos formatos de negócios e serviços no canal food service em sintonia com as demandas emergentes dos consumidores;

• Parcerias de longo prazo entre a indústria e operadores com foco na qualidade dos produtos e serviços;

• Desenvolvimento de novos centros de consumo no interior das diversas regiões do país, contrabalançando reduções momentâneas do nível de emprego e da renda dos grandes centros urbanos.

Este mercado está segmentado em diversos tipos de operação, independentes ou organizadas em redes de alimentação. Os principais segmentos são:

Institucional: formado por restaurantes e soluções de serviços de alimentação para os segmentos: indústria, empresas, saúde (hospitais e clínicas, entre outros), educação (escolas, faculdades e merenda escolar), entretenimento (estádios esportivos, arenas de shows e eventos) e atendimento em locais remotos (usinas, mineração, plataformas de petróleo, etc.), bem como alimentação para setores governamentais como o exército. Aqui podemos incluir ainda os serviços de alimentação e logística para aviação, denominado catering aéreo

Comercial: formado por restaurantes, lanchonetes e bares, hotéis, padarias e lojas de conveniência e rotisserias,vending machines e delivery. O segmento de restaurantes e lanchonetes é normalmente segmentado e pelo tipo de serviço, menu e valor para os consumidores, entre modelo de serviço limitado (fast food, cafeterias, restaurantes a quilo e self-service) e serviço completo (casual dining, restaurantes a la carte tradicionais, restaurantes de alta gastronomia). É bastante comum estes estabelecimentos serem classificados de acordo com o tema de seu cardápio, tais como pizzarias, churrascarias, comida italiana, entre outros.