Como montar uma lanchonete: dicas e 12 opções para investir

Montar uma lanchonete pode ser um passo a caminho do sucesso. Com opções de lanches rápidos e ambiente descontraído, as lanchonetes atraem consumidores e têm demanda frequente, independente da época do ano.
Além disso, o setor de alimentação é um dos segmentos de mais sucesso no mercado brasileiro.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (ABIA), o foodservice nacional tem apresentado um crescimento médio anual de 12,3% desde 2010. Em 2016, o faturamento do setor chegou a 614,3 bilhões de dólares.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de alimentação foi um dos que mais cresceu no mercado de franquias em 2016, com um faturamento 5,5% maior do que no ano anterior e o ticket médio, valor gasto por compra, também aumentou em cerca de 7,9%.

Uma série de documentos é exigida para estabelecimentos de alimentação como Alvará Sanitário, Autovistoria de Corpo de Bombeiros, Limpeza de Caixa D’água, Laudo de Potabilidade da água, Controle de Pragas etc.

aponta Roberto

Roberto explica que a localização da lanchonete também é um ponto que deve ser decidido com cautela. “O ponto comercial é fundamental para o sucesso do negócio. Por exemplo, no caso de uma loja de lanches naturais, é importante estar localizado próximo a parques, academias, escolas, público jovem na faixa de 25 a 35 anos”, sugere o especialista.
A presença do público-alvo é o que deve nortear o empreendedor na escolha do ponto comercial. Além disso, é preciso analisar também se perto do ponto há presença de muitas marcas concorrentes na região.

Continue a leitura