Principal interlocutora da Indústria da Alimentação no diálogo com o Poder Público, organismos internacionais e a sociedade, a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) foi fundada em 1963 e representa atualmente cerca de 70% do setor em valor de produção. 

Dentre suas preocupações estão: assegurar uma legislação adequada às constantes evoluções tecnológicas do alimento processado; incentivar o uso de melhores técnicas de produção; promover o fortalecimento econômico-financeiro do setor; e estimular o desenvolvimento da indústria da alimentação no Brasil, com foco no interesse do consumidor e na defesa do meio ambiente.

Por meio da reunião de seus associados, a Abia forma comissões setoriais de conteúdo técnico, jurídico e econômico com o objetivo de discutir temas pertinentes e definir estratégias para o setor.  

Entre os temas prioritários da agenda atual da Abia estão a redução do teor de sódio dos alimentos processados, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a revisão do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

40 anos
45 anos
50 anos