Setor
30/05/2017
Escrito por Assessoria de Comunicação ABIA
ABIA no debate de mitos e fatos sobre a alimentação do futuro

 

Temas como desperdício, segurança alimentar, tecnologia e saúde foram pauta do Fórum promovido pela Jovem Pan nesta terça-feira, em São Paulo

Em 2050, o planeta terá 9 bilhões de habitantes. E o Brasil, um papel fundamental na missão de suprir a demanda mundial por alimentos, fibras e energia. “O que a ONU espera de nós é que sejamos promotores da paz”, disse Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura, durante abertura oficial do Fórum “A Alimentação do Futuro”, promovido pela Jovem Pan na manhã desta terça-feira, em São Paulo.

Ronaldo Caiado, senador pelo estado de Goiás, falou da importância do agronegócio e da indústria brasileira, que faz do País um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e a missão de aumentar a produção com sustentabilidade. “É um desafio enorme”, afirmou.

Desperdício

O primeiro painel do evento discutiu a questão do desperdício de alimentos, com a participação de Eduardo Leduc, vice-presidente da Basf; Marcio Milan, superintendente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados); Francisco Turra, presidente executivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e Anita Gutierrez, Doutora em Engenharia Agronômica do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo).

Com a mediação de Roberto Rodrigues, o debate abordou questões relacionadas com as perdas de alimentos ao longo da cadeia produtiva, ações desenvolvidas para evitar e minimizar o desperdício e possíveis soluções para o problema.

Segurança

O segundo painel de discussão foi sobre a segurança alimentar, uso de ciência e da tecnologia. Participaram Ladislau Martins Neto, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Marcio De Maria (diretor de Processing da Tetra Pak Brasil; Geraldo Berger (diretor da Monsanto) e Luiz Pretti (presidente da Cargill). A mediação ficou com Caio Carvalho, presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

Os participantes falaram sobre a tecnologia e a qualidade dos produtos e processos, dos insumos às embalagens, e responderam perguntas da plateia, entre elas a questão do uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e biotecnologia.

Tecnologia

No terceiro painel estavam Edmundo Klotz, presidente da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação); Luiz Madi, diretor do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos); Janaína Rueda (chef de cozinha e proprietária de restaurante) e Marcelo Cristianini, coordenador de Pesquisas em Alimentação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Provocados pelo mediador José Luiz Tejon, os participantes falaram de mitos e fatos sobre a indústria de alimentos, alimentos in natura e processados, participação de pequenos produtores na cadeia produtiva e qualidade dos alimentos.

“Somos, segundo o IBGE, cerca de 32.500 empresas que produzem alimentos em todo o Brasil e a maioria é de pequenos e médios”, disse Klotz. O presidente da ABIA falou ainda sobre os mitos que cercam os alimentos processados, como o de a indústria ser a responsável pelo consumo em excesso de sódio e açúcar pela população, ou de produzir alimentos que não são nutritivos ou saudáveis. “Não existe alimento bom ou ruim, o importante é a educação para uma alimentação equilibrada”, afirmou.

Saúde

O último painel falou sobre alimentação e saúde: o aumento das doenças crônicas não transmissíveis, os alimentos biofortificados e a educação alimentar foram alguns dos temas abordados. Debateram Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Luiz Roberto Guimarães, professor da Universidade Federal de Lavras; Filippo Pedrinola, endocrinologista formado pela USP e Gisela Solymos, gerente geral do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), com mediação do agrônomo Xico Graziano.

O evento foi transmitido ao vivo pelo hotsite do evento e mídias digitais da Jovem Pan. Confira a íntegra em: http://blogs.jovempan.uol.com.br/especiais/mitosefatos/#





COMPARTILHE
 
VOLTAR