Home - Notícias - ABIA na Mídia
ABIA na Mídia
16/12/2016
Escrito por Comunicação ABIA
ABIA na mesa redonda da jovem pan

Debate sobre a qualidade dos alimentos foi tema do programa “A hora do Agronegócio”

  

O presidente da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), Edmundo Klotz, representou a Associação na mesa redonda sobre saúde, segurança e sustentabilidade dos alimentos brasileiros, promovida pela Rádio Jovem Pan com mediação do professor José Luiz Tejon.

Também participaram do encontro Luis Madi, diretor do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital); Marcio Milan, superintendente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados); o professor Antonio Roque Dechen, presidente do Conselho Científico de Agricultura Sustentável (CCAS), Giampaolo Buso, da PariPassu Rastreabilidade e Marcello Brito, da Agropalma.

“O programa buscar elucidar para a população brasileira que o alimento produzido aqui é um alimento saudável, seguro e sustentável, e que segue regras, normas, leis e procedimentos”, afirmou Tejon.

Durante o bate papo, Klotz falou sobre a qualidade, a eficiência e a competitividade das indústrias do setor. “Estamos muito bem atualizados com os padrões mundiais, prova disso são nossas exportações, que atendem hoje 140 países e estão aumentando cada vez mais”, afirmou.

Para o diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos, Luis Madi, há vários mitos sobre os alimentos industrializados que estão sendo colocados como causa direta de uma série de problemas de saúde. “Dizer que o alimento processado causa obesidade é outro mito que é claro que podemos dizer que não é verdade. É estilo de vida, entrada e saída. Se você come mais do que seu corpo gasta você vai ficar gradativamente obeso, com sobrepeso”, afirmou.

O presidente da ABIA falou ainda sobre a qualidade e a sustentabilidade da agricultura do País, explicando que a indústria processa 58% de toda a produção brasileira. E reforçou a necessidade da educação para uma alimentação saudável. “Uma necessidade fundamental. Maneiras de ensinar à população a consumir o alimento de uma forma racional e saudável, porque esse é o grande problema que causa obesidade, diabete, que causa excesso de problemas coronários e pressão alta”, disse.

O debate é tema do programa “A hora do Agronegócio”, dividido em quatro episódios (18 e 25/12/2016 e 1 e 8/01/2017). Confira na íntegra pelo canal da Jovem Pan do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=gDzh0Q9coRI&list=PLqqsvkz8oJYVGD_6-wEhKfrsV0HKQ_azd&index=10





COMPARTILHE
 
VOLTAR