20/08/2015
Escrito por ABIA

ABIA é signatária do Protocolo de participação no Projeto Brasil Processed Food 2020

A ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) assinou com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo no dia 20 de agosto, em São Paulo, um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento do projeto “Brasil Processed Food 2020: A importância dos Alimentos Processados para a Sociedade Brasileira”, que visa oferecer informações técnicas e científicas sobre as propriedades nutricionais dos alimentos processados, e sua importância na alimentação da população. Realizado pelo ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), a o projeto oferecerá subsídios para o aprimoramento de políticas públicas voltadas para o setor, contribuindo para as melhores práticas e para a promoção da saudabilidade e segurança alimentar para a população.

“O projeto Brasil Processed Food 2020 é de estratégica importância porque esclarecerá para a população e demais setores da sociedade que o alimento processado desempenha um papel essencial na manutenção de uma dieta equilibrada e saudável, além de oferecer segurança no consumo”, destaca Edmundo Klotz.

Além da ABIA, a iniciativa é apoiada por diversas entidades do setor alimentício, de bebidas e embalagens. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo estava representada pelo seu Secretário e Deputado Arnaldo Calil Pereira Jardim, que ressaltou a importância do alinhamento entre o setor público, o privado, a academia e entidades de pesquisa. Frisou ainda ser desrespeitoso afirmar que o alimento processado é perigoso para a saúde pública. Participaram do evento representantes de mais de 15 entidades do setor da alimentação.

Além da assinatura do protocolo, foi realizado um workshop com palestras sobre o cenário da indústria alimentícia no país, ministrado pelo diretor adjunto de economia da ABIA, Amilcar Lacerda de Almeida e sobre a importância do alimento processado, por Raul Amaral do ITAL